Conheça alguns Mitos E Verdades Sobre A Dieta Low Carb

Com a popularização da low carb, surgiram muitas dúvidas, e com elas vários mitos. Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para ajudar a quebrar alguns mitos da low carb.

Pesquisei vários assuntos e resolvi colocar aqui algumas coisas bem legais

 

Existe algum artigo científico que comprovem a eficácia da Low Carb (VERDADE)

Existem SIM, vários artigos científicos que comprovam sua eficácia, você para tirar essa dúvida, basta pesquisar na base de dados da PubMed, Lilacs, Bireme, Scopus é só dar alguns cliques e ler, lá vai ter inúmeros artigos que comprovam.

Caso você tenha dúvidas sobre a linguagem dos artigos postados nos sites que indiquei, é só consultar o blog do Dr. Souto, ele coloca diversos textos de simples leitura resumindo vários artigos científicos sobre a eficácia da dieta low carb. Só no Google Academy são mais de 40 mil artigos de diversos temas, tudo envolvendo lowcarb.

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Comer baseado na low carb, é bem diferente de “zerar carboidratos”!

VERDADE! Muitas pessoas sempre, de uma forma ou de outra, acabam confundindo baixo carboidrato com “zero carboidrato”.

Carboidratos é uma fonte importante de energia, e isso deve ser preservado, mesmo que em poucas quantidades. Por isso você deve saber que a low carb não zera os carboidratos, se alguma te mostra isso, não está correto.

Não devemos “zera” o carboidrato, mas sim diminuir, e adicionar fontes saudáveis do mesmo.

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Somente alimentos fontes de gorduras na dieta low carb.

MITO!

As gorduras saudáveis têm uma base fundamental, gera energia, e da mais saciedade em sua alimentação, porém é um mito, falar que low carb só ingerimos gorduras.

Nessa dieta você não deve ter em sua alimentação grãos, pães, massas e bolos, etc.

Deve conter vegetais, oleaginosas, azeite de oliva, frutas (com algumas restrições dependendo do caso) e gordura natural dos alimentos.

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A dieta low carb pode trazer riscos à saúde a longo prazo

MITO

Até hoje, não temos nenhum estudo, com evidencias científicas que comprovem tal ato, sobre a dieta possa fazer mal à longo prazo.

Se ela for feita de forma equilibrada, não terá nenhum problema, ou dificuldade ao seguir a dieta, não há uma restrição de tempo para seguir a dieta, porém excessos tantos de uma parte, ou de outra pode sim ser ruim.

Ela é uma proposta de um novo estilo de vida, que vai te ajudar a ter uma vida mais saudável.

 

Não sou obrigado a fazer obrigatoriamente 7 refeições na dieta low carb

VERDADE!

O princípio da dieta low carb é que você coma até se sentir satisfeito. Isso varia de pessoa para pessoa, temos casos de 2-3 refeições e a pessoa não desejar consumir mais nada, em outros casos vemos 5-6 refeições.

Avaliar o que seja melhor para você, e para seu dia a dia.

 

A dieta low carb é uma dieta da moda

MITO!

Apensar da dieta sem muito famosa, temos A dieta low carb como uma estratégia que pode beneficiar que deseja comer, porém reduzir as chances de engordar.

Ela não é uma dieta da moda, mas sim uma mudança no padrão de se alimentar, que ajuda e que prioriza a queima de gorduras como fonte de energia, e com isso você consegue perder peso de forma rápida e natural.

Principal estratégia da Low Carb seria reduzir os carboidratos como: biscoitos, bolachas, pão, bolos, doces, etc…

Porém nem sempre quando você mexe na indústria dos biscoitos, pães, etc. você vai ser bombardeado de “inverdades e mitos”

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NÃO Posso treinar fazendo a dieta low carb

MITO!!

Lógico, se você está no começo, seu corpo ainda está na fase de adaptação, por isso você precisa de algumas semanas para seu corpo começar a consumir gordura, no lugar dos carboidratos.

Sua a dieta estará mais restrita e você estará em fase de adaptação, após esse tempo, você pode malhar normalmente.

Se seu objetivo é malhar para ganhar massa muscular (músculos) você deve adaptar a quantidade de carboidrato para seu objetivo, ele vai ser fundamental para esse processo.

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Essa dieta tem muitas contraindicações!

MITO!

Sim ela tem algumas contraindicações, porém não são muitas como vemos algumas pessoas falando por aí. A dieta low carb no geral não tem restrições.

Se você tem ou já teve insuficiência renal, cardíaca, hepática ou diabetes não deve fazer a dieta, sem antes conversar com seu médico, ele é o único que pode falar se você está abio ou não.

A dieta não faz mal nesses casos, mas os portadores dessas doenças podem possuir algumas restrições alimentares, que pode prejudicas, porém elas podem adaptar para uma dieta low carb.

Por isso precisa do médico para avaliar todo o processo.

 

Geralmente essa dieta é iniciada para a perda de peso por um período, com o tempo, você acaba tornando ela um estilo de vida, pois a pessoa acaba entendendo que aquilo é melhor para a saúde dela.

Isso ao contrário de outras alimentações, onde você passa fome, ninguém quer volta para aquela dieta.

🙂

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