Conheça os Benefícios do Brócolis (Proteger seu organismo de doenças)

É grande o número de benefícios do brócolis, neles temos: Nutrientes, baixissima caloria, diversas propriedades beneficas que protegem seu corpo contra doenlas, dores, lesões. Possui grandes quantidades de minerais, entre muitos outros beneficios.

Só analisando por qui, já sabemos que o brócolis é um super alimento para corpo, não é mesmo!?

Porém não para por ai, temos ainda antioxidantes poderosos contra o envelhecimento precoce, protege contra mais de 11 doenças, ajuda na perda de peso, e não para por ai, veja mais abaixo:

brócolis emagrece

Conheça os Benefícios do Brócolis

São inúmeros benefícios e eu vou citar alguns abaixo para você compreender que o brócolis deve ser está na sua lista de prioridade na alimentação.

Perda de peso

O brócolis cozido tem cerca de 54 calorias, e apenas 100g fornece bem mais de 100% de vitamina C e K que seu corpo precisa em repouso (para atletas seu consumo eve ser maior)

Muitas atletas de ponta, praticantes de musculação usam brócolis por suas propriedades e nutrientes, tem fator fundamental no ganho de massa magra, estimulando seu metabolismo, aumentando sua queima de gordura corporal.

Rico em fibras que ajuda na saciedade e na limpeza do organismo, deixando seu corpo funcionando como relógio na hora de ir ao banheiro.

Anticâncer

É um vegetal crucífero (mesma família do rabanete, couve-flor, etc.), tem poderosos antioxidantes e nutrientes que ajudam combater o câncer no estomago, intestino, e isso se deve a presença de sulforafano, que inibe uma enzima envolvida na progressão das células cancerígenas.

E ainda o ácido fólico ajuda na prevenção de doenças, e diversos cânceres como: cervical, cólon, estômago e pâncreas, sendo que a ingestão adequada de ácido fólico na dieta tem se mostrado promissora na proteção contra o câncer.

Coração

Outro ponto importante são as doenças cardíacas, brócolis ajuda na proteção, fazendo um escuto que ajuda reduzir os riscos de doenças no coração, artérias, etc.

Ajuda a reduzindo o colesterol ruim, contribui para controlar e manter a pressão sanguínea estável, que não deixa sobrecarregar o nosso sistema cardiovascular com estresse, alimentação e correria do dia a dia.

Ainda temos Omega 3, considerado um dos melhores protetores para coração, temos ainda fibras e betacaroteno, que melhoram funcionamento do coração, e o potássio que ajuda no fluxo sanguíneo e oxigenação.

Olhos (protege contra catarata, degeneração macular, etc.)

Sim protege os olhos, suas propriedades tem pode de reduzir doenças oculares, como por exemplo: catarata, degeneração macular, etc.

Isso se deve ao alto teor de vitamina A, fósforo, Betacaroteno, Complexo B, vitaminas C e D, e o zeaxantina, que são ótimos para regeneração ocular, melhorando sua visão e evitando doenças.

Infecções (sistema imunológico) e Inflamações

Ajuda melhorar sistema imunológico, ajuda na prevenção de infecções, mesmo as causadas em processos alérgicos, e isso se deve principalmente a sua Vitamina C, fósforo, selênio, zinco e cobre.

O brócolis ainda pode ser considerado um excelente anti-inflamatório, ajudando no processo da inflamação e pode retardar os danos às articulações associados com a osteoartrose.

Melhor forma de Preparar (Sem perder nutrientes)

A melhor forma de preparar brócolis é no vapor, assim ele mantem todos os nutrientes, ou em alguns casos muitas pessoas consomem cru, eu mesmo prefiro no vapor.

Quando cozido no vapor, inclusive há um aumento do seu poder de redução do colesterol em relação a quando o vegetal é comido cru ou cozido na água (problema da água, seria que os nutrientes saem na água, e você desperdiça essa água jogando fora)

A melhor forma de aproveitar os benefícios do brócolis seria essa.