FRUTOSE Faz Mal? O que é? Para que server?

Frutose faz mal? Depende do consumo, modo de preparo da fruta, porém já informe que em poucas quantidades não causam mal a saúde.

Frutose seria o açúcar natural da fruta, conhecida como: Monossacarídeo (um açúcar simples), que o corpo pode usar para produção de energia.

O maior problema não é a fruta (Consumo dela inteira), problema seria o suco, além da frutose encontrada nos alimentos industrializados em grandes concentrações que pode prejudicar você.

FRUTOSE Faz Mal? O que é? Para que server?

Como Dr. Lair Ribeiro fala, frutose é um veneno, porém a natureza é tão maravilhosa que junto com veneno vem o antidoto que seria as fibras.

A fruta deve ser consumida inteira, quando vamos fazer um suco de laranja, usamos muitas vezes 2 ou 3, até mesmo 4 laranjas, e somente o suco delas, descartando o bagaço (onde estão as fibras “antidoto”), sendo assim nosso corpo consumiu um quantidade alta de frutose.

Frutose não da saciedade, você pode tomar uma jarra de suco de fruta, e mesmo assim sentir fome logo em seguida.

Alimentos Industrializados

Nesses alimentos temos alta concentração de sacarose e/ou frutose, em contra partida, temos pouco ou quase nenhuma fibra, exatamente porque a fibra atrapalha o alimento industrializado a permanecer mais tempo na pratilheira do supermercado, assim reduzindo os lucros.

Como a Fructose ter um grande poder adoçante, as industrias acabam usando ela como função de aumentar a palatabilidade dos alimentos, melhorando sabor.

Por isso são adicionadas em doces, bebidas, biscoitos, etc.

Frutose também atrapalha o sinalizador de saciedade do cérebro, sendo ainda melhor para industria, ajudando a melhorar o consumo dos produtos.

Evite esses açúcares adicionados aos alimentos, geralmente aparecem nos rótulos com os nomes: adoçante de milho, frutose, xarope de milho, sacarose, glicose, levulose, mel e dextrose.

Melhor Forma de Consumo de Frutas?

O ideal do consumo das frutas é inteira, isso porque você preserva as fibras.

Devemos sim evitar os sucos, vitaminas, onde muitas vezes processamos a fruta, removendo as fibras.

Você pode também acrescentar fibras, proteína ou até mesmo gorduras junto com as frutas nos seus lanches.

  • Consumo de Fibras pode ser: Aveia, Linhaça, Quinoa, etc.
  • Proteína: Queijo, ricota, etc.
  • Consumo de Gorduras pode ser: Castanhas, Amendoim, etc.

O que devemos evitar?

Devemos evitar maioria dos industrializados, eles são ricos em açucares, sódio, etc. se não consegue evitar olhe bem o rotulo e veja se tem alguma dessas substancias, se tiver descarte.

  • Adoçante de milho,
  • Frutose,
  • Xarope de milho,
  • Sacarose,
  • Glicose,
  • Levulose,
  • Mel
  • Dextrose

Quais os Produtos Alimentícios que devo evitar?

refrigerante ajuda emagrecer

  • Evite os refrigerantes, são ricos em açúcares, além de conservantes.
  • Doces, principalmente os enlatados são um veneno, além de ricos em açúcar, tem também conservantes, entre outros.
  • Barras de cereais, Granola, eles tem alto teor de xarope de milho, granola tem açúcar, deve ser evitada, mesmo as que se dizem “zero açúcar” cuidado olhe bem os ingredientes.
  • Katchup, Molhos prontos, sopas, etc. são ricos em conservantes xarope de milho, com alto teor de açúcares.
  • Iogurtes, use os desnatados, os adocicados ou com “frutas” tem alto teor de açúcar, são ricos em frutose, xarope de milho ou outros. (cada marca tem um ingrediente diferente)
  • Fast foods são ricos em sódio e açúcar
  • Pão, Macarrão, etc. São ricos em açúcar, mesmo tendo sabor salgado, eles são ricos em açúcar, olhe bem o rotulo e os ingredientes.
  • Chocolate, seu consumo deve ser o amargo de preferência acima de 60%, cacau é ótimo, mas o açúcar que vem adicionado no preparo é um veneno.

Suco da fruta devo evitar? Sim!

frutose faz mal

Também devemos evitar, isso devido alta concentração de frutose no suco, muitas pessoas para fazer um copo de suco de laranja usam 2,3,4 laranjas, que tem alta concentração de frutose

Outros Problemas dos Açúcar (incluindo Frutose separada da fruta)

Frutose está associada ao aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, segundo estudos, ajuda a ser precursora de gorduras.

Ela ajuda a atividade de enzimas no figado, aumentando níveis de gorduras totais e de lipoproteína de baixa densidade LDL (colesterol ruim)

Pode também aumentar o ácido úrico que circula no sangue, isso principalmente em pacientes hipertensos, aumenta ganho de peso, ajuda aumenta doenças como: Demência, Alzheimer, etc.)

Isso acaba trazendo um alerta, devemos ter atenção aos malefícios e analisar com calma o consumo, que deve ser sempre em forma de fruta (consumo dela inteira com as fibras)

A ingestão de frutose deve ser feita cautelosamente, sob orientação de um profissional da saúde qualificado, sem exageros, podendo ser maléfica dependendo do seu caso ou seu consumo.

Fontes:

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