Mandioca Engorda ou Emagrece? Conheça os Benefícios, Como Consumir?

Algumas pessoas afirmam que a mandioca engorda, outras pessoas garantem que a mandioca emagrece, e essas dúvidas acaba causando muitas dúvidas sobre esse alimento.

Resposta bem simples seria:

DEPENDE! Não necessariamente da mandioca, depende da quantidade, preparo, etc.

Se você consumir na medida certa a mandioca emagrece, ajuda na saciedade, da energia para os treinos e ainda possui nutrientes fundamentais para funcionamento do nosso corpo.

descubra como controla a vontade de comer doces

Mandioca Engorda ou Emagrece?

Ela tem fama de engordar, porém não é bem assim, com consumo moderado ela pode sim ser uma aliada na sua dieta.

Rica em fibras, possui ainda baixo índice glicemico o que faz com que o carboidrato seja liberado aos poucos assim controlando melhor o pico de glicose no sangue.

Desvantagem seria nas calorias, ela possui em media 125 kcal por 100g, já a bata seria 52 kcal por 100g, porém não devemos contar calorias, porque isso pode enganar muito sua dieta.

Apesar da mandioca ter mais calorias, ela tem mais fibras, nutrientes, baixa índice glicemico que vai gerar mais benefícios, do que a quantidade um pouco maior de calorias.

Mandioca, macaxeira, aipim

Mandioca, macaxeira, aipim

Conheça os Benefícios da Mandioca (Macaxeira, Aipim)

 

Pré-treinos (Fonte de Energia)

Fonte de energia muito boa, tem seu baixo indice glicemico que ajuda a liberar enrergia de forma gradual, sem picos, mandento a energia por mais tempo.

Ajudando na dieta e nos treinos mais intensos.

Antioxidantes

Um estudo recente feita pela Embrapa, descobriu que, algumas variedades, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno, que são poderosos antioxidantes que ajudam no combate dos radicais livres que são nocivos e prejudiciais para nosso corpo.

Se não for controlado esses radicias prejudicam seu corpo, ajudam envelhecer, facilitam o aparecimento de doenças como: câncer, Mal de Alzheimer, etc.

Anti Estresse

Como possui muito carboidrato ela ajuda a elevar níveis de serotonina no corpo, que seria um neurotransmissor que ajuda na sensação de bem estar.

Sistema Cardiovascular

Rica em magnésio e potássio que são poderosos para o coração e para os vasos sanguíneos, e também possui zinco, cobre, ferro que são minerais que ajudam no sistema como um todo.

Com os minerais essenciais seu coração e suas aterias vão trabalhar de forma aliviada, sem problemas futuros, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Imunidade

Rico em vitamina C que ajuda na proteção do organismo, e também o folato que é fundamental para o aumento da imunidade (proteção do corpo), com isso aumenta suas defesas, melhorando todo sistema imunológico.

Vitamina C ajuda e resfriados, gripes, melhorando nossas defesas de problemas mais graves.

Outros benefícios

  • Não contém glúten;
  • Protege o Tecido Corporal (melhora pele como um todo também);
  • Fonte energética (carboidratos);
  • Combate à desnutrição (rico em nutrientes e carboidratos);
  • A Mandioca Alivia Dores de Cabeça (Minerais como magnésio, zinco, Vitamina C ajudam nisso);
  • Contribui para a  melhora da Febre;
  • A Mandioca favorece a saúde do nervo ciático;
  • Ajuda a tratar doenças reumáticas;
  • A Mandioca Auxilia na Saúde Respiratória;
  •  Reduz a Artrite.

mandioca engorda ou emagrece

Como Consumir?

A mandioca é bem vesatil, ela pode ser preparada de diversos modos e maneiras, uma delas seria cozida, ser consumida em forma de purê, assada, pode ser usada até em bolos, doces, etc. em forma de farinha.

Muitas usada em dietas na forma de tapioca, que ganho as “telinhas” nos últimos anos pelos atletas que consomem em seus lanches, principal motivo seria porque ela é livre de gordura hidrogenada, sódio e também não tem glúten, além disso é uma fonte de carboidratos simples, que geram pico de açúcar no sangue, por isso o mais indicado é adicionar no preparo fibras, chia, carnes como, frango, carne vermelha, também pode adicionar queijo branco, entre outros.

Também é usada como farofa e pode usar em diversos preparos saborosos.

Só fique atento a quantidade, o que decide se a mandioca engorda ou emagrece é a quantidade e modo de preparo, evite as frituras e consuma com moderação, se possui adicione carnes magras. que são ricas em proteínas e ajuda no metabolismo.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notificação de