O que é Bronquite Asmática? (Diferenças entre Bronquite e Asma)

A cada dia, mais e mais pessoas vem sofrendo com bronquite, este tipo de doença pulmonar é geralmente adquirida por indivíduos que sofrem de Bronquite Crônica, outras doenças semelhantes do trato respiratório são Sinusite, Bronquite, Enfisema e Asma comum. Ela se torna bem difícil de reconhece, isso porque as outras doenças tem sintomas parecidos.

Nessa caso a Bronquite Asmática é uma categoria de DPOC ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, nome pode parecer estranho, mas resumindo a Bronquite é a irritação e inflamação dos tubos brônquicos, bem como órgãos e tecidos vizinhos que são acessórios na respiração do nosso corpo.

Esses tubos brônquicos, tem como função filtrar o ar que passa através do trato respiratório, pois se dirige aos pulmões enchendo do-os de ar. Eles possuem pequenas projeções (conhecidas como cílios), muito parecido com o fio de cabelo, esse seria o que impede a passagem de sujeira (como pó ou pólen), isso evitar eles passar para o sistema respiratório.

Produtos químicos, vírus ou mesmo partículas de poeira, podem ajudar a quebrar as defesas naturais do sistema respiratório, podendo causar infecção e inflamação no sistema como um todo.

 

 E a Asma?

A Asma é uma doença inflamatória persistente do sistema respiratório, que faz com que as passagens das vias aéreas sejam mais sensíveis (fiquem irritadas), a produção de muco e o edema do muco.

A principal diferença da asma de outras doenças pulmonares obstrutivas, que seria reversível, com ou sem tratamento.

Indivíduos que tem Asma, podem experimentar episódios sem sintomas, que se troquem com ataques agudos de asma que podem durar apenas alguns minutos, podendo em alguns casos mais avançados até os dias.

a asma não tem cura e o indivíduo precisa seguir o tratamento por toda a vida porque a asma é grave e num momento de crise, pode ser fatal, porque o ar não consegue chegar até aos pulmões, então fique muito atento a isso, principalmente em crianças.

O que é Bronquite Asmática?

Principal causa de Bronquite é a infecção bacteriana, porém entenda que a Bronquite Asmática é complexa, precisa muito mais do que pequenas manchas que atravessam as barreira de segurança feitas de cílios (tipo fio de cabelo que protege) dos tubos brônquicos.

Bronquite Asmática também envolve congestionamento do trato respiratório, podendo trazer inúmeros problemas respiratórios.

Bronquite Asmática

Como é feito o tratamento da Bronquite?

A bronquite asmática pode ter cura quando a alergia que causa a bronquite consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas indicadas pelo médico pneumologista.

O principal tratamento da Bronquite Asmática são os broncodilatadores, esteroides e antibióticos. Porém esses tratamentos apenas aliviam os seus sintomas e, não ajudam a curar a doença, dar conforto ao paciente.

O tratamento da Bronquite Asmática é praticamente o mesmo para a da Bronquite Crônica.

Infelizmente as pessoas que sofrem de bronquite asmática, são “obrigadas” a fazer um tratamentos de media a longo prazo, que possa ajudar a melhorar a sua situação de saúde, geralmente os resultados somente vem a longo prazo.

É aconselhável se afastar, de substancia que podem prejudicar o tratamento como: produtos químicos, pó, pólen, fumaça, e fumaça de álcool.

Isso ajuda também a evitar infecções bacterianas, por esse motivo evite as multidões, o máximo possível, pode piorar sua situação nesse caso, ainda mais se for em lugares fechados.

Se for inevitável esse acesso, a maioria dos médicos, recomendo que os pacientes usem máscaras, que ajude a cobrir o nariz e a boca, tudo isso para que as bactérias entrem nas vias respiratórias e prejudicam seu sistema respiratório.

Sempre quando dor o medico, perguntem tudo sobre, e também é importar ele te educar sobre outras medidas de precaução para evitar mais infecções virais ou bacterianas.

No entanto, em muitos casos, como a alergia não pode ser curada, a asma não tem cura e o indivíduo precisa seguir o tratamento por toda a vida, entenda que a uma crise, pode não deixar o ar chegar até aos pulmões, então fique muito atento a isso.

Procure um medico o quanto antes, somente ele vai saber exatamente o que fazer no seu caso.