Ômega 3, 6 e 9 Quais São os Seus Benefícios?

Se você deseja ter uma vida mais saudável, de bem com a vida e co a balança, é muito importante você adicionar o Omega 3, 6 e 9 na sua alimentação, isso porque são gorduras fundamentais para um bom funcionamento de vários órgãos.

Essas gorduras não são produzidas pelo organismo, mas devem estar presentes na alimentação.

Omegas 3, 6 e 9 são considerados ácidos graxos, ou seja, gorduras insaturadas essenciais para um bom funcionamento do corpo, agindo como antioxidantes e renovadores das células.

Ômega 3, 6 e 9 Quais São os Seus Benefícios?

Ômega 3

Encontrado em grande quantidade em peixes, além das oleaginosas e sementes de chia e linhaça, esse elemento é, segundo a nutricionista, o mais importante dos três.

Isso por que sua atuação no cérebro contribui para a manutenção das funções cognitivas e da transmissão de impulsos nervosos.

“Ele ainda tem ação anti-inflamatória e ajuda a prevenir a depressão, a ansiedade e o mal de Alzheimer”.

  • Reduz o colesterol LDL (RUIM) e aumenta o colesterol HDL (BOM);
  • Reduz a pressão arterial;
  • Atua como anti-inflamatório no organismo;
  • Ajuda na redução de peso (quando consumidos em doses adequadas);
  • Previne o entupimento dos vasos sanguíneos, tornando o sangue mais fácil sua passagem;
  • Contribui para a memória, a concentração, o aprendizado;
  • Diminui o estresse do dia a dia;
  • Melhoram os sintomas de certas doenças como artrites, psoríase, ansiedade, depressão, Mal de Alzheimer, dislexia, etc.

A deficiência deste tipo de gordura no organismo pode ser tratada por meio da ingestão de cápsulas, mas é preciso estar atento: “As cápsulas de ômega 3 provenientes de óleo de peixe, por exemplo, podem estar contaminadas com mercúrio, além de serem um risco para pessoas alérgicas a peixe. Por isso, é sempre recomendado consultar um especialista antes de tomar qualquer atitude”, salientou a profissional.

Ômega 6

Ômega 3, 6 e 9

Presente em todas as nossas células corporais – mas não produzida pelo corpo humano -, essa substância deve ser ingerida frequentemente via alimentos fontes, como nozes, óleo de soja ou óleo de canola, por exemplo.

O ômega 6 é indicado para a manutenção e prevenção da osteoporose, pois age de forma poderosa nos ossos mantendo-os fortes.

Na ausência dele no organismo, além do cálcio, pode trazer sérios danos ósseos, como perdas ósseas e dentárias.

Além disso ajuda na manutenção e no tratamento de uma pele mais saudável. Por isso é indicado em tratamentos de dermatite e eczema.

  • Previne doenças como a osteoporose, deixando os ossos mais fortes e absorvendo mais facilmente o cálcio;
  • Combate o colesterol ruim;
  • Melhoram os sintomas de doenças como a hipertensão, problemas cardíacos, alérgicos e de pele, diabetes, tensão pré-menstrual, por exemplo.

Esse nutriente interfere na formação das membranas celulares e da retina, atua na síntese hormonal e colabora para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Ômega 9

abacate ajuda no emagrecimento

Esse elemento é um anti-inflamatório que ajuda a prevenir o câncer e atua contra doenças do coração e contra o envelhecimento precoce das células.

O ômega 9 é uma gordura monoinsaturada e recebe essa classificação porque possui uma única dupla ligação de carbono em sua molécula. Isso a torna muito mais flexível e fácil de ser metabolizada, diferente das gorduras saturadas.

Já os benéficos do ômega 9 se encontram diretamente no controle do colesterol, melhorando as funções imunológicas e na aterosclerose.

  • Atua como antiinflamatório no organismo;
  • Protege o coração, prevenindo cânceres e o envelhecimento das células;
  • Ameniza sintomas da TPM, como irritabilidade, inchaço, sudorese e ansiedade.

Além de conseguir agir de forma que proteja na evolução de alguns tipos de câncer.

É um forte combatente também de altos níveis de triglicerídeos, e indicado pelos nutricionistas de forma que auxilia no emagrecimento e na perda de gordura abdominal.

Suas principais fontes são: óleo de oliva, azeitona, óleo de canola, abacate e oleaginosas (amêndoas, amendoim, castanhas e nozes).

Ômega 3, 6 e 9 Emagrece?

óleo de peixe emagrece?

Como toda substância mesmo que natural pode apresentar efeitos colaterais.

No excesso da ingestão de alimentos que possuem Ômega 3,6 e 9 como se trata de uma gordura, pode se notar aumento de peso muito rápido, então tenha cuidado na quantidade do seu consumo, porém foi comprovado que seu consumo de forma restrita e indicado por nutricionistas podem ser fortes aliados no combate ao emagrecimento, juntamente com a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Ômega 3 ajuda no emagrecimento do corpo, porém devemos tomar cuidado com a quantidade ingerida.