Quinoa Emagrece? Conheça seus Benefícios e Aprenda Como Preparar e Consumir

Quinoa emagrece? Mito ou Verdade?

Essa é uma dúvida bem comum, lá vai a resposta 🙂 SIM, ela ajuda no emagrecimento, isso se deve ao fato da quinoa ser rica em proteína, e com isso acontece um aumento do seu metabolismo.

Seu corpo precisa “quebrar” a proteína e aminoácidos em parte, e isso aumenta seu metabolismo, fazendo você emagrecer, assim podemos falar que a quinoa emagrece

Já foi comprovado que uma ingestão correta de proteína aumenta seu metabolismo, fazendo você emagrecer mais facilmente.

quinoa emagrece

Quinoa e seus Benefícios

Esse grão é rico em vários nutriente como: fibras, proteínas, aminoácidos, antioxidantes, e muitos outros… vou citar alguns abaixo:

1 – Proteína e aminoácidos

A lista é extensa de aminoácidos que são:

  • Fenilalanina,
  • Istidina,
  • Isoleucina,
  • Leucina,
  • Metionina,
  • Treonina,
  • Triptofano,
  • Valina,
  • Lisina,

Esses são considerados aminoácidos essenciais do nosso corpo, e todos eles temos na Quinoa.

Por isso a quinoa emagrece e ajuda seu corpo a se manter mais saudável e bem nutrido.

Quinoa tem uma quantidade excelente de proteína, e pode ser uma ótima opção tanto para vegetarianos e veganos, e também para os que consomem proteína animal ela pode ser usada como complemento na alimentação.

2 – Sem Glúten

As pessoas que tem intolerância ao glúten, vão se beneficiar com esse grão, isso porque ela é livre dessa proteína (glúten).

Você também pode usar quinoa como substituto do trigo, e isso é maravilho, assim você não precisa mais sofrer com glúten.

3 – Poderoso Antioxidante

Sim, ela ajuda a acabar com radicais livres devido ao seu poderoso antioxidante, ela é capaz de proteger sua células do envelhecimento precoce.

Em sua composição temos os flavonoides que são verdadeiros protetores do corpo, entre eles o que ganham destaque são os quercetina e Kaempferol, são excelente e tem em abundância na quinoa.

Além disso já foi comprovado sua proteção ao corpo, sendo um poderoso anti inflamatório, ajuda na depressão e também evita o câncer, além disso ela é muito poderosa contra viral e bactérias.

4 – Perda de Peso e Saciedade

Quinoa é um alimento com baixo índice glicemico, sendo um alimento muito bom para diabéticos e para os que desejam emagrecer.

Ela mantem seu corpo mais saciado tirando aquela vontade absurda de atacar tudo que vê pela frente, isso se deve a sua digestão sem lenta e por isso mantem seu corpo mais saciado (cheio).

Sendo rica em proteína como foi dito, ela aumenta seu metabolismo e somando com saciedade deixa você consumindo menos “bobeiras” por ai 🙂 e assim ajuda na perda de peso corporal.

Além disso um fato importante é que Quinoa é rica em fibras, que além de regular o intestino, deixando ele um reloginho, você ainda ganha em saúde e saciedade.

Fibras são essenciais ao nosso corpo, precisamos dela para que tudo funcione bem, e temos aqui também em abundância.

5 – Colesterol

Rica em Fibras, fibras essas que ajudam e contribuem para uma digestão melhor dos ácidos biliares (em sua parte temos o colesterol).

Com uma digestão mais uniforme e equilibrada, o figado absorve melhor o colesterol do sangue, isos para criar mais ácidos biliares, ajudando assim a reduzir a quantidade de LDL, considerado o “mau colesterol”.

Os estudo da quinoa ainda são recente sobre isso, e temos em andamento alguns em grande escala em humanos, para comprovar os benefícios da quinoa em doenças cardiovasculares, até mesmo incluindo a aterosclerose.

O que temos como base é que os flavonoides presentes, são excelentes para uma saúde bem equilibrada e são ótimos para o coração, e também para outros órgãos do corpo.

Ainda tem mais, possui também gordura monoinsaturada saudável, que é rica em ácido oleico, bem como de ômega 3, além do óleo de coco.

Um ponto positivo para o Grão é que mesmo depois do preparo ela continua com alto indice de gordura monoinsaturada, um ponto muito positivo para nosso corpo, que pode se beneficia dessa gordura, e nosso coração agradece.

Quinoa Como Preparar

O modo mais comum, que maioria usa, incluindo euzinha aqui 😍 seria cozinhando ela, processo bem simples, basta cozinha ela em poucos minutos (cerca de 15 minutos já está pronta).

Uma dica seria fica de olho em indícios de mofo ou umidade no grão, isso pode prejudicar o preparo.

Mais uma dica legal é sempre lavar a Quinoa, principalmente as orgânicas ou com pouco processo industrial (são as melhores na minha opinião) lave bem ela em água corrente, use uma peneira bem fina para isso, lave bem para remover a camada externa da semente.

Isso ajuda remover sabor amargo que muitas pessoas não gostam, isso acontece porque ao cozinha ela direto solta tipo de um resíduo chamada saponinas.

Se você compra as industrializadas ela não tem tanto essa sabor, porém pode sobrar alguma coisa, então lave bem também.

Quinoa Como Consumir

quinoa como consumir

O consumo varia bastante, após cozido pode ser de acordo com sua dieta, você pode substituir o arroz e começar usar quinoa no lugar dele.

  • Você pode consumi-lá em saladas
  • Você pode consumi-lá com frutas
  • Você pode consumi-lá apenas o grão
  • Enfim…

São muitas possibilidades que você pode usar sua criatividade e fazer suas receitas preferidas.

Uma que eu gosto é do pão, esse pão de quinoa emagrece e é muito saboroso, vou deixar aqui receita:

Receita Quinoa Pão com Chia

Recita bem fácil e deliciosa, eu adoro.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de farinha de chia
  • 2 xícaras de chá de água
  • 2 1/2 colheres de sopa de azeite
  • 3 ovos
  • 1 colher chá de açúcar mascavo
  • 3 colheres sopa de polvilho doce
  • 2 xícaras chá de farinha de quinoa
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó
  • 1 colher de sopa de ervas secas, usei alecrim e orégano (opcional)
  • Azeite para untar a forma
  • Farinha de chia para untar a forma de uso

Modo de preparo

Em um liquidificador ou batedeira, bata a farinha de chia com a água filtrada, o azeite extravirgem e de boa qualidade e os ovos.

Em uma vasilha limpa misture o açúcar (pode usar adoçante de preferencia o Xilitol tem sabor melhor), o polvilho, e sal e a farinha de quinoa.

Aos poucos, vá adicionando a mistura ao liquidificador ou batedeira. Vai batendo até obter uma massa bem cremosa, bem homogênea.

Para finalizar você pode adicionar o fermento e as ervas, bata novamente só para misturar os ingredientes finais.

Coloque em uma forma de sua preferência untada com azeite e farinha de arroz.

Leve ao forno por 45 minutos em preaquecido a 180°C, fique de olho até assar, quando estiver pronto só aproveitar =)

Bom apetite.

Agora você já sabe que a quinoa emagrece e como consumir para ter uma saúde de ferro, bom proveito!

Deixe um comentário

Seja a Primeira a Comentar!

  Subscribe  
Notificação de